Gilvan de Oliveira comemora 50 anos de carreira com show e songbook

Gilvan-de-Oliveira-Songbook
Violonista mineiro se apresenta nesta quinta-feira (27), às 21h, no Teatro Bradesco. Composto de 236 páginas, o Songbook tem 33 partituras em formato para vários instrumentos, além de CD duplo com 35 faixas.

Livro de partituras inéditas de Garoto é publicado no Acervo Digital do Violão Brasileiro

Garoto-partituras-ineditas
Com transcrições do pianista e arranjador Henrique Gomide e pesquisa e textos do biógrafo Jorge Mello, o livro digital revela preciosidades de um Garoto multifacetado e desconhecido. A iniciativa integra a série 100 Anos de Garoto, o gênio das cordas, que tem direção musical de Myriam Taubkin e patrocínio da Natura Musical

Arturo Medina dirige curso no Sesc SP sobre ritmos e gêneros musicais na América hispânica

Arturo-Medina
Violonista e compositor argentino propõe nesta terça (04) e quarta (05) uma imersão nos ritmos e gêneros da música popular na América hispânica

Abismo de Rosas

Abismo-de-Rosas-Marcela-Rossetto-Americo-Jacomino
O ano era 1981, eu completava 11 anos (sim, tenho 46 anos) e meu presente de aniversário foi uma grande extravagância para os padrões familiares: um aparelho de som 3 em 1 da marca National. Para os adultos acima dos 35 anos isso significa alguma coisa. Para os abaixo dessa idade, sei que não faz o menor sentido. Então, vou explicar. Um aparelho de som 3 em 1 era um trambolho de um metro de altura, mais ou menos, que reunia rádio, toca-discos e toca-fitas. Tudo numa única peça e com duas enormes caixas de som anexas, também com cerca de um metro de altura cada uma. Hoje em dia é difícil acreditar que isso era bacana, mas, sim, isso já foi muito bacana e sonho de consumo de uma geração.

O violão jobiniano

Tom-Jobim-Violao-Guinga-Paulo-Bellinati-Daniel-Murray
Foi num violão que nasceu Águas de Março. Debruçado nele, Tom Jobim tomava as primeiras anotações num papel de embrulho de pão. Estava numa casinha de pau-a-pique, apelidado de Barraco 2, num lugar chamado Poço Fundo, no estado do Rio de Janeiro, onde costumava passar finais de semana, enquanto sua casa maior era construída. Essa história evidencia o quanto o violão vai além de um cantinho na arquitetura musical jobiniana.
< POSTS MAIS RECENTES

Tags