Marcel Powell, Zé Renato, Irene Atienza e Paulo Bellinati se reúnem em show inédito dedicado a Baden Powell no Sesc Santana

Nos dias 14, 15 e 18 de outubro, sábado, às 21h, domingo, às 18h, e quarta-feira, apresentação dedicada ao público idoso, às 15h, os cantores Zé Renato e Irene Atienza e os violonistas Marcel Powell, Paulo Bellinati, Alberto Guedes, João Camarero, Carlos Chaves e Marcos Alves dividem o palco do Sesc Santana para o espetáculo inédito Violão Vadio: Baden Powell 80 Anos. Cada artista vai interpretar uma faceta da biografia do homenageado: o virtuosismo violonístico; as parcerias com Vinícius de Moraes; incluindo os lendários Afro-sambas, e os sambas com o letrista Paulo César Pinheiro. No final, todos sobem ao palco para interpretar um tema.

Festival de Violão em Porto Alegre reúne concertistas internacionais

Festival-de-Violao-da-UFRGS-Daniel-Wolff-Eduardo-Isaac
Reunindo alguns dos maiores violonistas da atualidade, o IX Festival de Violão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) começa nesta terça-feira (03/10) e ocorre até domingo (08/10) em Porto Alegre, no Auditorium Tasso Correa do IA/UFRGS. Coordenado pelo professor Daniel Wolff, o evento traz nomes internacionais como o argentino Eduardo Isaac (premiado em concursos internacionais de relevância mundial, com discos gravados pela Decca, GHA e Sony Classical), o italiano Alessio Nebiolo (professor do Conservatório de Genebra), os argentinos Javier Bravo e Silvana Saldaña (da Universidade Nacional de Artes de Buenos Aires), Marcos Dalmacio, Conrado Paulino e o duo de flauta e violão peruano Matices. Do Brasil, teremos o duo formado pelos celebrados Marco Pereira e Paulo Bellinati, além da violonista e musicóloga carioca Márcia Taborda e os mineiros Michel Maciel e Guilherme Vincens. A prata da casa está muito bem representada pela camerata Violões de Porto e pelos professores de violão da UFRGS e seus convidados.

Violonista italiano Aniello Desiderio se apresenta em São Paulo nesta terça-feira (05)

Aniello-Desiderio
“Enfant prodige”, “Wunderkind”, “gênio”, “Orfeu do violão”e “il Fenomeno” são alguns dos adjetivos com que a crítica especializada começou a saudar a carreira de Aniello Desiderio desde a primeira aparição pública, os oito anos de idade. Vencedor de prestigiosos concursos internacionais e presença frequente em salas internacionais como o Carnegie Hall, a Philharmonie de Berlim e a Ópera de Viena, Desiderio abrirá o concerto em São Paulo om uma Suíte Espanhola, formada por peças breves de diversos compositores da Península Ibérica, seguida da Fantasia op. 19, de seu compatriota Legnani, e de Invocación y Danza, do valenciano Rodrigo, autor do célebre Concierto de Aranjuez. A apresentação termina com Rito de los Orishas, do cubano Leo Brouwer.

Mário Sève investiga o fraseado do choro e o estilo por padrões de recorrência

Mario-Seve-fraseado-musical-no-choro
Quais os segredos sobre a maneira de se construir, organizar e dispor motivos e frases musicais no choro? Quais os caminhos e como descrever a praxis para músicos que veem no universo artístico dos chorões um modo de expressão? As respostas estão na singular pesquisa do flautista, saxofonista e integrante do grupo Nó Em Pingo D’água, Mário Sève. A metodologia é pautada na investigação dos padrões de recorrência inerentes ao repertório do gênero. A dissertação é uma leitura valiosa para qualquer tipo de instrumento.

Acervo digitaliza revista Violão Intercâmbio 26, que destaca o universo dos luthiers na década de 1990

Revista-Violao-Intercambio
Baixe e confira a revista Violão Intercâmbio nº 26, que circulou em dezembro de 1997. Ao contrário das edições anteriores, esta apresenta vários textos sobre o universo dos luthiers, escritos por Antonio Tessarin, Roberto Gomes, Eugênio Victor Folmann, além de uma entrevista com Ermanno Chiavi. A edição também faz o perfil do violonista Antônio Guedes e publica uma entrevista com o Duo Assad, concedida a Sidney Molina. A revista traz ainda artigo de Fabio Zanon, que reconhece a genialidade de Andres Segovia, mas ressalta o lado cruel, reacionário e controverso do concertista.
< POSTS MAIS RECENTES

Tags