Voltar

Acervo digitaliza revista Violão Intercâmbio 26, que destaca o universo dos luthiers na década de 1990

Postado em Biblioteca em 22/08/2017

Acervo digitaliza revista Violão Intercâmbio 26, que destaca o universo dos luthiers na década de 1990

Antonio Tessarin

Dando continuidade à digitalização de todas as edições da antológica revista Violão Intercâmbio, o Acervo agora disponibiliza o número 26, que circulou em dezembro de 1997. Ao contrário das edições anteriores, esta apresenta vários textos sobre o universo dos luthiers, escritos por Antonio Tessarin (“Os novos luthiers”), Roberto Gomes (“Falando em luteria”), Eugênio Folmann (“Espécie de madeiras: o jacarandá”), além de uma entrevista com o luthier suíço Ermanno Chiavani.

Roberto Gomes, por sinal, aparece em dose dupla, pois também é entrevistado, falando sobre o retorno ao Brasil. A publicação conta ainda com um interessante artigo de Maria da Penha Soares (“O violão e o tempo”). Já Henrique Pinto, por sua vez, escreve sobre o VIII Concurso Souza Lima e a formação do violonista.

A edição também faz o perfil do violonista Antônio Guedes, à época com 60 anos, assinado por Teresinha Prada e Gilson Antunes. E publica uma entrevista com o Duo Assad, concedida a Sidney Molina. A revista traz ainda artigo de Fabio Zanon, que reconhece a genialidade de Andres Segovia, mas ressalta o lado cruel, reacionário e controverso do concertista. Tudo isso e mais uma variada agenda de eventos e recitais.

Baixe todas as edições da revista Violão Intercâmbio

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.