Voltar

Acervo lança partitura inédita de Sergio Roberto de Oliveira. Baixe grátis

Postado em Lançamentos em 24/10/2017

Para marcar o aniversário de nascimento do compositor carioca Sergio Roberto de Oliveira (1970-2017), que nesta terça-feira (24) faria 47 anos, o Acervo Digital do Violão Brasileiro lança a partitura inédita Madureira, para violão solo. Baixe grátis o PDF deste choro feito em homenagem ao Guinga e que teve estreia em audição pelo violonista Marco Lima. A sugestão para que o Acervo editasse a peça partiu do próprio compositor, a partir do convite do produtor Alessandro Soares, diretor do portal.

Baixe grátis a partitura

http://www.violaobrasileiro.com.br/files/uploads/scores_pdf/partitura_Madureira_Sergio_Roberto_de_Oliveira_Violao_Solo_48.pdf

A história dessa música começou em 2012, quando Marco Lima escreveu para Sergio perguntando se ele tinha alguma obra pra violão ainda inédita em audições. “Ele me disse que, felizmente, todas as músicas dele têm sido muito tocadas. Mas aí ele se animou de escrever uma peça nova e compôs Madureira, inspirada em temas do Guinga como Destino Bocaiuva e Senhorinha, recorda Lima, em depoimento por email à redaçào do Acervo. Marco Lima estreou essa peça em 2013 na Igreja Santa Maria de Gualtieri em Pavia (Itália), num recital com obras do Sergio para violão, flauta e voz.

Ouça “Madureira” na interpretação de Marco Lima

Esta e várias outras peças integram dois recitais em tributo ao compositor, organizados pelo violonista Luís Carlos Barbieri, sob o título A Música de Sergio Roberto de Oliveira, que vão ocorrer nesta sexta-feira (27/10), às 19h (no Teatro Municipal Ziembinski), e no domingo (29/10), às 11h, (no Centro da Música Carioca Arthur da Távola), ambos no Rio de Janeiro. Além de Barbieri e Marco Lima, a homenagem terá participação da pianista Miriam Grosman, Duo Santoro, a soprano Doriana Mendes, o clarinetista Cristiano Alves e o Quarteto Atlântico.

Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.