Voltar

Yamandu Costa estreia nova temporada do Movimento Violão

Postado em Cursos, workshops e palestras em 05/09/2018
Yamandu Costa estreia nova temporada do Movimento Violão - Yamandu Costa
(Yamandu Costa)
 
Por Alessandro Soares
 
O Movimento Violão completa 15 anos este ano com direito a ritos de passagem dignos de sua revolucionária história. Nesta quarta-feira (05/09), Yamandu Costa faz a estreia da nova temporada, no Sesc Consolação, em São Paulo. A programação inclui workshop às 15h e show às 21h. Como é de praxe, Yamandu não costuma antecipar o repertório, mas garante apresentação contagiante, num misto de virtuosismo e a genial musicalidade, que arranca uivos da plateia nos principais teatros do mundo.
 
Sempre com agenda lotada o ano inteiro, passando praticamente metade do tempo em turnês internacionais, Yamandu também impressiona pela variedade de estilos que abraça e os trabalhos autorais, tanto solo quanto em parcerias.
 
Toda semana o canal dele no YouTube traz novidades em clipes e entrevistas, além da contínua produção discográfica. Só em 2018, lançou CD com o violinista Ricardo Herz e um disco e DVD com o acordenonista Renato Borghetti. No ano anterior, gravou Recanto e o Quebranto, ao lado de Alessandro Penezzi, cujo CD foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira 2018.
 
Yamandu Costa estreia nova temporada do Movimento Violão - Luiz Cláudio Ribas
(Luiz Cláudio Ribas)
   
Além de Yamandu, a nova temporada do Movimento Violão será composta de mais três dias de excelentes concertos, sendo um a cada mês. Segundo o idealizador e diretor do projeto, o violonista e produtor Paulo Martelli, cada edição visa trazer a multiplicidade de linguagem que caracteriza nosso maior instrumento. Em 17 de outubro, no Sesc Bom Retiro, às 21h, apresentam-se Luiz Cláudio Ribas e Fábio Lima, ambos de Curitiba. “Vale lembrar que um dia, a relação entre eles foi de mestre e aluno”, frisa.
 
 
Martelli destaca que em 07 de novembro às 21h, no Sesc Consolação, haverá dois representantes da escola carioca de violão: Luís Carlos Barbieri e Maria Haro (uruguaia, naturalizada brasileira e radicada no Rio). Eduardo Castañera (argentino radicado em Porto Alegre) e Maurício Marques se apresentam no Sesc Bom Retiro no dia 12 de dezembro, as 21h, representando a escola gaúcha.
 
Yamandu Costa estreia nova temporada do Movimento Violão - Maria Haro  Yamandu Costa estreia nova temporada do Movimento Violão - Luis Carlos Barbieri
(Maria Haro)                                                                                 (Luis Carlos Barbieri)
 
Fazendo um balanço desses 15 anos, a quantidade de recitais, workshops, discos, vídeos e outros eventos é impressionante. “O projeto recebeu os maiores nome do violão mundial, gravou e produziu mais de 60 programas de televisão para o SESCTV, realizou festivais e concursos, séries de concertos no interior e Capital paulista, bem como em Minas Gerais, Bahia e no exterior em Washington DC - Estados Unidos. O Movimento Violão conta ainda com dois DVDs e três CDs de produção autoral”, enumera Martelli.
 
(Eduardo Castañera)
 
E é bom lembrar que o Movimento Violão iniciou o ano de 2018 lançando o primeiro Box de DVDs de violão da história. Produzida pelo Selo SESC, a caixa tem os 10 programas da temporada 2012, gravada pelo SESCTV, com com Duo Assad, Quarteto Abayomi, Eduardo Isaac, Pablo Márquez, Pedro Martelli, Paulo Porto Alegre, Daniel Wolff, Carlos Barbosa Lima, João Carlos Victor e João Kouyoumdjian, Paulo Martelli e Marco Pereira, em duo de violões com a Orquestra Metropolitana sob a regência de Rodrigo Vitta.
 
Além disso, a celebração dos 15 anos do Movimento Violão, incluiu um concerto histórico, com Fábio Zanon e o próprio Paulo Martelli. “Nós solamos frente a uma orquestra recrutada especialmente para o evento, sob a regência do maestro Claudio Cruz. Apresentamos duas obras raras nas salas de concerto: o 1 o Concerto para Violão e Orquestra de Radamés Gnattali, há 50 anos sem ser apresentada; e o Concertino para Violão e Orquestra de Ascendino Theodoro Nogueira, gravado em 1971 por Geraldo Ribeiro, recebendo sua première em público nesta ocasião”, afirma.
 
 
Agenda Movimento Violão 2018:
 
05/09 - Yamandu Costa - Sesc Consolação
17/10 - Luiz Claudio Ribas e Fabio Lima - Sesc Bom Retiro
07/11 - Maria Haro e Luis Carlos Barbieri - Sesc Consolação
12/12 - Eduardo Castañera e Mauricio Marques - Sesc Bom Retiro
Ajude a preservar a memória da nossa cultura e a riqueza da música brasileira. Faça aqui sua doação.