Novas 3

Este espaço é dedicado ao concurso de composição Novas, que incentiva a criação de repertório inédito para violão solo. Em cada edição, os jurados selecionam obras para a produção de um CD e de um álbum de partituras. As músicas podem ser acessadas neste portal. Conheça o histórico do projeto, comente com amigos e participe.

AGUARDE INSCRIÇÕES

Em 2018 teremos o Novas 4. Aguarde o período de inscrições e participe. Serão aceitas apenas composições inéditas, que devem inscritas em forma de partitura em PDF e de vídeo doméstico. Observe todos os requisitos no edital e acompanhe os prazos de inscrição e resultados. Em caso de dúvidas, escreva para contatos@violaobrasileiro.com.br

Jurados

O corpo de jurados é formado por alguns dos mais consagrados virtuoses e compositores brasileiros de violão


Fabio-Zanon

Fábio Zanon

Professor visitante da Royal Academy of Music de Londres, Fábio Zanon é reconhecido internacionalmente como dos maiores nomes do violão clássico. É vencedor do Concurso Tarrega (Espanha) e o GFA (Estados Unidos). Também é regente, escritor e comunicador, cujas atividades tem contribuído para aumentar a presença do violão no cenário musical.

Sergio-Assad

Sérgio Assad

É professor da SF Conservatory, nos Estados Unidos, e integra com o irmão Odair o Duo Assad, um dos mais importantes do mundo. Este duo criou um novo padrão técnico-interpretativo e aumentou o repertório nesta formação, incluindo as peças originais de Sérgio. Farewell, Aquarelle e Menino estão entre as suas músicas mais gravadas.

Marco-ereira

Marco Pereira

Criador de um estilo que une a sonoridade do clássico, a linguagem jazzística e as batidas do violão brasileiro, Marco Pereira se destaca no Brasil e no Exterior por meio de shows e de elogiados CDs. É professor no Departamento de Composição da UFRJ e lançou livros didáticos de grande relevância. Também é arranjador de grandes nomes da MPB e autor de Bate-Coxa, O Choro de Juliana, Num Pagode em Planaltina e outras peças famosas.

turunas

Elodie Bouny

Jurada, idealizadora, diretora e produtora do Concurso Novas, Elodie Bouny formou-se no Conservatório de Estrasburgo, na França. Participou de inúmeros festivais e foi laureada em vários concursos internacionais. É mestre em Educação Musical, professora substituta da Escola de Música da UFRJ e doutoranda em composição.

Em paralelo às atividades em violão solo, Elodie desenvolve outros projetos. Já orquestrou diversas peças em parceria com Yamandu Costa. Como compositora, escreve para violão e para outras formações. É diretora de gravação de diversos CD’s, entre eles: Mafuá e Toccata à Amizade, ambos de Yamandu Costa, Calendário do (A)feto, de Carlos Walter, Suítes do Brasil, da Camerata de Violões, entre outros.

LANÇAMENTO DO CD NOVAS 3

Novas 3

Nesta terceira edição, realizada entre dezembro de 2015 e março de 2016, houve mais de 160 músicas inscritas, superando todas as expectavas. O número foi superior ao dobro do registrado na edição anterior. Foram selecionados 14 compositores e gravadas 15 músicas inéditas. Ouça faixas selecionadas do disco Novas 3 aqui. Em breve vamos disponibilizar as partituras.



Histórico

Novas 2

Na segunda edição do concurso, realizado em 2014, o número de obras inscritas praticamente dobrou (72). Foram selecionados 14 compositores e gravadas 15 músicas inéditas. Ouça faixas selecionadas do disco Novas #2 aqui e baixe o álbum de partituras.

Novas 1

O Concurso Novas surgiu em 2012, quando foi realizada a primeira edição, da qual foram inscritas 37 obras, sendo selecionados 11 compositores e 13 composições inéditas. Leia a ficha técnica do disco Novas, ouça faixas selecionadas aqui e baixe o álbum de partituras.