Armildo-Uzeda

Armildo Uzeda

Nascimento

4 de Julho de 1956

Naturalidade

Ubaitaba - BA

Além do reconhecimento internacional e alto nível de interpretação, é grande incentivador de novas obras de compositores brasileiros

Por Gilson Antunes

É um dos violonistas clássicos brasileiros que mais tem gravado CDs na atualidade. O trabalho que desenvolve vem ganhando reconhecimento internacional pelo alto nível de interpretação, arranjos bem elaborados, e, principalmente, por ter se tornado grande divulgador e incentivador de novas obras de compositores brasileiros – o que implica no crescimento em termos de qualidade do repertório de violão no Brasil.

Armildo Uzeda começou a estudar violão na Escola de Música Villa-Lobos. Tornou-se bacharel e mestre em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – a dissertação de mestrado que apresentou discorria sobre o repertório atual do violão brasileiro.

Também especialista em Práticas Interpretativas pelo Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro, onde também cursou a licenciatura em educação musical. Entre os professores que mais o marcaram estão Nestor de Holanda Cavalcanti, Dorival Lessa, Graça Alan, Léo Soares e Carlos Alberto de Carvalho.  No curso de pós-graduação foi orientado por Nicolas de Souza Barros e Márcia Taborda. Fez masterclasses com Eduardo Fernandes, Paulo Bellinati, Cristina Azuma e Carlos Barbosa Lima.

Entre os CDs que gravou destacam-se Bach: Violão Solo e os três volumes intitulados Música Brasileira Contemporânea para Violão, um dos quais tem repertório inteiramente dedicado ao violonista, com destaque para Umas Coisas do Coração, de Sérgio Roberto Oliveira, que concorreu ao Grammy Latino 2011. A série de CDs incluiu também peças compostas por integrantes do grupo carioca Prelúdio 21.

Entre os arranjos e transcrições de destaque de Uzeda estão a Suite 11, de Robert de Visée; as Sonatas e Partitas para Violino Solo, de J. S. Bach; várias sonatas de Domenico Scarlatti, além da Sonata em Menor, de C. P. E. Bach.

Armildo foi professor substituto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre 2011 e 2012, e na Escola de Música Villa-Lobos. Também solou com a Orquestra do Conservatório Brasileiro de Música e participou da Orquestra Cenário de Violões. Também integrou o Trio LiberTango, especializado na música do músico argentino Astor Piazzolla.

Armildo Uzeda vem se apresentando em alguns dos principais festivais de violão brasileiros, como o Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros (Suzano, São Paulo) e a Mostra Fred Schneiter (Rio de Janeiro).

Website oficial: http://armildouzeda.blogspot.com.br/

Discografia violão Solo:

Armildo Uzeda: J.S. Bach – 2 Suites e 1 Sonata

Armildo Uzeda/J.S. Bach: violão solo

A Música de Paganini, Sor e Haydn para violão solo

Weep You no MoreGravação do Duo Legatto (Regina Loureiro de Sá, canto e flauta doce  e Armildo Uzeda, violão):

Música Brasileira Contemporânea vol.1

Música Brasileira Contemporânea vol.2

Música Brasileira Contemporânea vol.3

Armildo Uzeda: Bach, violão solo