Fabiano-Borges

Fabiano Borges

Nascimento

16 de Maio de 1983

Naturalidade

Brasília (DF)

É um dos principais representantes do violão brasiliense, com abrangência musical que vai do clássico aos gêneros latinoamericanos

Por Gilson Antunes

Um dos solistas de maior destaque em festivais internacionais a surgir no Brasil nos últimos cinco anos, Fabiano Borges já se apresentou em dezenas de eventos no exterior. É, juntamente com Álvaro Henrique, um dos principais representantes do violão brasiliense. Seu interesse musical passa por clássico, popular (especialmente latino-americano) e flamenco, vertentes nas quais possui grande experiência.

Filho de Antônio Ubaldo Rodrigues e de Maria Helena Nascimento Farias, Luís Fabiano Farias Borges integrou a Orquestra de Violões de Brasília e, em 2002, recebeu o primeiro prêmio como compositor, no IV Festival de Música Instrumental Brasileira (Femib). Participou ainda de vários concursos e de projetos como Fado Chorado e Choro Fadado, uma confluência entre os dois gêneros. Fabiano começou a aparecer com mais frequência em programas de rádio e televisão, como o Conversa de Músico, da TV Senado. Os vídeos no youtube também ajudaram a divulgar seu nome para um grande número de pessoas.

Entre 2006 e 2008, cursou mestrado na Universidade de Brasília, sobre o princial instrumento a que se dedica: o violão de sete cordas. A dissertação, intitulada Trajetória Estilística do Choro: o Idiomatismo do Violão de Sete Cordas, da Consolidação a Rafael Rabello, é uma importante adição para a bibliografia musical brasileira.

Logo Fabiano passou a ser premiado em concursos e a se apresentar em festivais no Brasil e no exterior: Aliança Francesa (Quito, Equador), Escuela Nacional Superior de Folclore e Festival ICPNA (Lima, Peru), Festival Pulso y Púa (La Coruña, Espanha), Quinzena Cultural Brasileira (Córdoba, Argentina) e University of California (Los Angeles, Estados Unidos). Em 2010 recebeu uma importante condecoração do Instituto Cervantes de Brasília. No ano seguinte, tocou em Cuba, México, Espanha e Armênia

O primeiro CD, Sete Cordas, foi gravado em 2012. Trata-se de um álbum duplo – algo raríssimo para a estreia em disco. O CD 1 é dedicado à música brasileira. O disco 2 é focado em música latinoamericana. Ambos trazem também composições próprias. Nesse mesmo ano, apresentou-se com enorme êxito no Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros. Em seguida, tocou na França, Itália, Portugal, Alemanha e Sérvia.

Em 2013, gravou ao vivo o primeiro DVD, Concierto Latinoamericano, no Instituto Cervantes de Brasília. Como diz o título, o repertório novamente privilegiou a música para violão de países da América Latina.

Fabiano vem aprimorando também a veia composicional, escrevendo músicas para importantes violonistas, o que culminou com sua participação no CD Guitarra Latinoamericana, do violonista e compositor espanhol Gabriel Estarellas. Recentemente, começou um trabalho musical com Alexandre Gismonti e se apresentou com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, na abertura do Festival de Cinema de Brasília.

Em novembro de 2015, lançou nos Estados Unidos e no Brasil o segundo CD, o também duplo Latinoamérica. Com sessões de estúdio entre Brasília e Córdoba, na Argentina, o disco tem grande variedade de estilos musicais latino-americanos, como maracatu, baião, frevo, tango, milonga, chacarera, gato, landó, huyano e marinera. O disco tem peças com instrumentação variada, incluindo violão de sete cordas solo, duos com percussão e violino, trios (violão, gaita e clarone) e quarteto de violões.

Além das obras autorais, Latinoamérica tem peças de brasileiros consagrados (como João Pernambuco, Egberto Gismonti e Ricardo Tacuchian), portenhos (a exemplo de Cachilo Díaz, Andrés Chazaretta e Julián Plaza), e jovens compositores em plena atividade na América Latina (o brasileiro Rogerinho Caetano, o colombiano Franz Castillo, o argentino Diego Martín Castro e os peruanos Mario Orozco e Mario Zedog).

Fabiano Borges também faz parte da diretoria da Associação Brasiliense de Violão (Bravio).

Links

http://fabianoborgesnet.blogspot.com

https://soundcloud.com/fabiano-borges-15

www.fabianoborges.com.br

Discografia

CD:

Sete Cordas (2012, independente)

Latinoamérica (2015, independente)

DVD:

Concierto Latinoamericano (2013, Eden SRL)

Principais composições:

Camino a Santiago

Dos Piezas Latinoamericanas (Por el Caminito / Hermandad Costera)

Duas Peças Brasileiras (Brasília / Rio de Janeiro)

El Primer Trémolo

Estudos Nazarethianos

Gaúcho Sem Fronteira

Janelas da Alma

Manhã de Maio

Pequena Suíte Nordestina (I. Maracatu / II. Baião / III. Frevo)

Sonata (Prelúdio / Fugata / Scherzino / Final)

Suite Brasileira (Sambossa / Bolero Chorado / Samba em Minas)

Suite Contrastes Latinos (I.Prelúdio / II.Cancioneiro – Helena / III.Aire de      Milonga – Rojita)

Suite Sudamericana (I. Invocación / II. Por los Andes del Gran Perú / III. Tangos y Milongas / IV. Aires de Landó)

Valsa-Chôro

Violão de Ouro