Violonista Tabajara Belo faz workshop em Brasília

Tabajara-Belo-em-Brasilia
O violonista, guitarrista e compositor Tabajara Belo, que atualmente reside nos Estados Unidos, está de passagem pelo Brasil, onde tem se apresentado em algumas capitais do país. Em Brasília, o músico realizará o workshop Violão Solo: Estudos para Improvisação Multi-textural e um breve recital, na sexta-feira (27/07), das 14h30 às 17 horas, na Universidade de Brasília – UNB (Departamento de Música, Bloco SG 4, Sala Samambaia). A entrada é franca, mas o número de vagas é limitado. Interessados podem se inscrevem pelo email acervoviolaobrasileiro@gmail.com ou pelo telefone (61) 9 9977 9529.

Mostra de Violão em Votorantim começa nesta quarta (04)

Mostra-de-Violao-Votorantim
Votorantim, no interior de São Paulo, recentemente virou meme em redes sociais no embalo da Copa do Mundo. A foto mostrava o letreiro da cidade em sentido invertido, Mitnarotov, e a legenda sugeria que o local era na Rússia, onde haveria jogo da Seleção Brasileira. Brincadeiras à parte, a verdade é que o município produz ótimos eventos dedicados a outra paixão nacional. Nesta quarta-feira (04/07) e na quinta (05/05) ocorre a II Mostra de Violão da Escola de Música de Votorantim (EMV) Maestro Nilson Lombardi. Fábio Bartoloni, Amadeu Rosa, Duo Ericsson&Andrea integram a programação

Cauã Canilha interpreta compositores brasileiros e uruguaios em recitais em SP e no Rio

Caua-Canilha-Abel-Carlevaro
O violonista gaúcho Cauã Canilha fará recitais e palestras em São Paulo e no Rio de Janeiro nesta semana com o tema "Violão: proposta de análise mecânica básica". O repertório dos concertos é formado por compositores brasileiros e uruguaios. O roteiro começa nesta terça-feira (03/07), com a palestra às 19 horas na Sala 8 CMU / USP, na capital paulista, seguida do concerto às 20h30 no auditório do CMU / USP. No Rio, Cauã fará duas apresentações, na quarta (04/07), na Sala de Sessões do CCJF, às 18h, e na quinta (05/07) na Sala Villa-Lobos (UNIRIO).

Memória: Jose Luis Lara e o verdadeiro tesouro

Jose-Luis-Lara-Luis-Carlos-Barbieri
Três meses após o assassinato do violonista venezuelano Jose Luis Lara, o carioca Luís Carlos Barbieri escreve artigo especial para o Acervo sobre a amizade com o músico e o impacto que sua morte gerou entre os colegas brasileiros.

Elodie Bouny faz recital em Paris com repertório inteiramente autoral e estreia novas obras

Elodie-Bouny-Sketches-Haches-Recital-Paris
Numa rápida conversa com Elodie Bouny, a impressão é de que ela está compondo mais do que nunca. Há sempre histórias sobre novas ideias musicais pra contar. A violonista francesa atualmente faz doutorado em Composição, sendo das poucas mulheres no Brasil com sólido e constante trabalho de criar peças para violão. Mora no Rio de Janeiro há 11 anos, mas nesta semana deu um pulo em Paris para apresentar um concerto inteiramente formado por obras de sua autoria, exceto o arranjo que escreveu para a valsa Gotas de Ouro, de Ernesto Nazareth. O recital de Elodie é nesta quinta-feira (28/06), às 20 horas (15h, no horário de Brasília), no Salle Festive du Centre Culturel Baschet (Saint-Michel-sur-Orge). Além do repertório para violão solo, a violonista terá convidados especiais em várias formações (duo, trio, quarteto e ensemble de 35 violões). E vai estrear três peças da nova fornada: Milonga Turca, Déjà-Vu e Sketches Hachés.
NIG

Tags