Jornada violonística em Uberlândia promove recitais e gravações abertas a alunos

Jornada-Violonistica-Urberlandia
A partir desta quarta-feira (04/04) a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, será palco da Jornada Violonística UFU / Violão & Violão. O evento é uma iniciativa do curso de Música da instituição e do grupo Violão & Violão. Além de fomentar a cena na região do triângulo mineiro, o festival contará com alguns dos violonistas e professores mais destacados do país, a exemplo de Amadeu Rosa, Duo Ericsson Castro e Andrea Paz, Francisco Araújo, André Campos e Sandra Alfonso.

Funarte cria songbook virtual com mais de mil partituras brasileiras

Funarte-partituras-Tom-Jobim-Chico-Buarque-MPB
Estudantes, professores, instrumentistas amadores e profissionais e entusiastas do universo dos sons, em todas as partes do mundo, poderão, a partir de agora, se aproximar ainda mais da música popular brasileira com um simples clique. A Funarte lançou o Songbook Online Internacional, uma compilação de cerca de 1,2 mil partituras com algumas das mais representativas obras de nossa musicografia, já disponíveis de forma gratuita no site da instituição. As partituras somam mais de 4 mil páginas e foram divididas em nove volumes. Há canções de nomes como Chiquinha Gonzaga, Tom Jobim, Chico Buarque e Milton Nascimento. Já na seção de música para concerto são apresentadas obras de compositores como Ernesto Nazareth, Edino Krieger e Carlos Gomes

Duo Siqueira Lima faz três recitais neste fim de semana em Salvador

Duo-Siqueira-Lima
O genial Duo Siqueira Lima, formado pelos violonistas Fernando Lima e Cecília Siqueira, chega em Salvador para três apresentações, nesta sexta-feira (23) e sábado (24), às 20 horas, e no domingo (25) às 19 horas, na Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro). O recital faz parte do projeto Brasil Orquestral - Concertos de Música de Câmara, que chega a seu terceiro ano, com curadoria de Gil Vicente Tavares, coreografias da bailarina Barbara Barbará e apresentação de Carlos Prazeres.

Violonistas mineiros fazem recital dedicado a Garoto e lançam livro de choros do compositor em Belo Horizonte

Garoto-partituras-de-choro-Celso-Faria-Carlos-Walter-Jorge-Mello
Nesta quinta-feira (22/03) às 19h30, Celso Faria, Silvio Carlos e Carlos Walter sobem ao palco do auditório do Conservatório UFMG para lançamento do livro com partituras inéditas "Choros de Garoto" (das Edições Sesc / IMS). As peças tocadas pelos violonistas serão comentadas pelo pesquisador Jorge Mello, biógrafo do compositor. A entrada é franca

Homenagem: morta em 2017, Mayara Amaral era uma entusiasta da obra de outras violonistas

Violonista-Mayara-Amaral-era-uma-entusiasta-da-obra-de-outras-compositoras
No Dia Internacional da Mulher, o Acervo destaca a importância do trabalho da instrumentista e pesquisadora sul-matrogrossense Mayara Amaral, cuja trajetória foi interrompida de forma trágica aos 27 anos.

Tags