Acervo lança vídeos inéditos com o violonista Thiago Colombo

Thiago-Colombo-Video
O violonista gaúcho fala sobre a trajetória musical, o trabalho como compositor e arranjador. Também interpreta três peças do seu projeto “Violão e Mestiçagem na América Latina

Maratona de recitais e diversidade musical marcam IV Seminário de Violão José Carrión no Recife

Jose-Carrion
Evento reúne grandes violonistas do Nordeste, como Nonato Luiz, Henrique Annes e Ezequias Lira, e concertistas consagrados do Rio de Janeiro e de São Paulo, como Nicolas de Souza Barros, Glauber Rocha e Marcelo Fernandes. Com entrada franca, festival oferece uma maratona de nove recitais, dois workshops, três master classes, além de concerto com orquestra e audição de alunos. Seminário homenageia o espanhol José Carrión (1924-1987), que foi professor de violão no Recife e marcou várias gerações de violonistas do Nordeste e o ensino do instrumento em universidades.

Música afroperuana é tema de curso em quatro sessões no Sesc SP

violao-peruano-Fernando-Llanos
A música negra da costa peruana, subgrupo da música crioula (em espanhol, música criolla) é o tema do mais novo curso de violão oferecido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar, Bela Vista), que começa nesta quarta-feira (03), das 14h às 16 horas. Ao todo são quatro aulas, sempre às quartas e sextas (a última será no dia 12), conduzidas pelo violonista e musicólogo peruano Fernando Llanos. O curso aborda história, linguagem e tradições de ritmos como zapateo, marinera, festejo e landó. E analisa a Suíte para Violão e Carron, do peruano Félix Casaverde (1947-2011)

Gilvan de Oliveira comemora 50 anos de carreira com show e songbook

Gilvan-de-Oliveira-Songbook
Violonista mineiro se apresenta nesta quinta-feira (27), às 21h, no Teatro Bradesco. Composto de 236 páginas, o Songbook tem 33 partituras em formato para vários instrumentos, além de CD duplo com 35 faixas.

Livro de partituras inéditas de Garoto é publicado no Acervo Digital do Violão Brasileiro

Garoto-partituras-ineditas
Com transcrições do pianista e arranjador Henrique Gomide e pesquisa e textos do biógrafo Jorge Mello, o livro digital revela preciosidades de um Garoto multifacetado e desconhecido. A iniciativa integra a série 100 Anos de Garoto, o gênio das cordas, que tem direção musical de Myriam Taubkin e patrocínio da Natura Musical

Tags