Novo curso de violão impressiona pelo elenco de professores e variedade de temas

Ulisses-Rocha-Pos-Graduacao-Sidney-Molina
São 15 professores, que estão entre os maiores nomes do meio musical e acadêmico: Alessandro Penezzi, Camilo Carrara, Chico Saraiva, Daniel Murray, Douglas Lora, Fábio Zanon, Gilson Antunes, Paola Picherzky, Paulo Martelli, Silvana Scarinci, Thiago Abdalla, Ulisses Rocha e Victor Castellano, Maurício Érnica, além do próprio Molina. As disciplinas abrangem desde harmonia e improvisação até ornamentação e retórica em Bach, passando por acompanhamento e baixaria no choro, ritmos e levadas do violão brasileiro, ensino coletivo e técnicas estendidas.

Pós-graduação inédita que reúne grandes violonistas começa nesta segunda-feira (11/03)

Pos-graduacao-Sidney-Molina
Inscrições para últimas vagas disponíveis prosseguem abertas até a próxima semana na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo

O frevo do Duo Rubem França & Renan Melo marca terceiro vídeo sobre violão em Pernambuco

Duo-Rubem-Siqueira-Renan-Melo-Frevo-Violao
O Duo Rubem França & Renan Melo é tema do terceiro episódio da série de vídeos do Acervo Violão Brasileiro dedicado ao violão em Pernambuco, que será lançado nesta terça-feira (26/02). No clipe o duo interpreta o clássico frevo de rua "Cabelo de Fogo", do Maestro Nunes em arranjo para dois violões escrito pela dupla, levando para dois violões de 8 e 7 cordas todo o universo de metais.

Pesquisador revela história do violão em Goiânia a partir de três solistas

Historia-do-violao-em-Goiania
O Acervo Digital do Violão Brasileiro publica nesta segunda-feira (18/02) a dissertação de mestrado “Três momentos do violão solista em Goiânia”, escrita por Vinicius Mauricio Queiroz Hipólito da Silva para a Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. O objetivo do trabalho é analisar a tradição do violão solista na cidade de Goiânia por meio do estudo da trajetória dessa prática desde o final do século XIX até o momento.

Chrystian Dozza inagura vídeos do Acervo sobre viola caipira

Chrystian-Dozza
Aos poucos o Acervo do Violão Brasileiro vai entrando no universo da viola caipira, instrumento irmão do violão e também tocado por vários violonistas. Na próxima segunda-feira (11/02) o portal lançará pela primeira vez um vídeo sobre viola caipira, com Chrystian Dozza interpretando Minas, de sua autoria. Produzido pelo próprio Dozza, o clipe foi filmado e editado por Renato Soares, com edição de som por Eduardo Avellar.
NIG

Tags