O Dia Nacional do Choro em seis cidades do Brasil

Pixinguinha-Dia-Nacional-do-Choro
O Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril, não por acaso. A data foi escolhida por ser também a de aniversário de nascimento de um gênio da música brasileira, Alfredo da Rocha Viana (1897-1973), ou simplesmente Pixinguinha. Para homenagear o compositor de clássicos como Carinhoso, Lamentos e Um a Zero, o dia foi oficialmente reservado, em 2000, para celebração anual do gênero musical.

Saí do Guri mas o Guri não saiu da minha vida

Gabriele-Leite-Depoimento-Projeto-Guri
Eu iniciei meus estudos musicais no Projeto Guri por volta de 2005. O projeto era novo na cidade de Cerquilho e me deu a oportunidade de aprender violão. Após um tempo de idas e vindas de professores, conheci a educadora Josiane Gonçalves, professora de violão que havia chegado para ficar. Foi então que as coisas começaram a tomar corpo. Além de incentivar todos nós a estudar violão, ela percebeu o interesse especial de alguns alunos e começou a nos preparar para o “sonho de estudar no conservatório de Tatuí”. Em poucos meses de trabalho, uma boa notícia: alguns alunos que fizeram a prova haviam passado. Eu não tinha feito o exame, então resolvi me preparar e em questão de meses, também fui aprovada.

Projeto Guri é modelo no uso da música como meio de inclusão social

Projeto-Guri-Projeto-Social-Ameacado
No último dia 30 de março, o Projeto Guri, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, se viu ameaçado. O governo paulista anunciou que iria fechar unidades do projeto devido à necessidade de cortar R$ 150 milhões no orçamento. Isso significaria reduzir drasticamente a iniciativa que atualmente oferece aulas de música e outras atividades para 50 mil crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, em 336 polos distribuídos por 280 municípios.

Fragilizar projetos como o Guri é sentenciar milhares de jovens ao abandono social

Projeto-Guri-Foto-de-Daniella-Sousa
O Guri cresceu, amadureceu e construiu sua própria história e não poderia ser tratado como criança. Nasceu em 1995 e em tão pouco tempo já foi reconhecido e eleito a melhor ONG do país em 2018. Cada um dos seus 64 mil alunos de hoje já descobriu que a vida pode ter novas perspectivas através da música e da arte, assim como os 770 mil jovens que os antecederam ao longo dos anos.

Violão terá simpósio temático no congresso da ANPPOM em Pelotas. Inscrições abertas

Simposio-Violao-Anppom-Pelotas
O violão ganhará foco especial na programação do principal evento acadêmico brasileiro da área de música, o Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). A 29ª edição do evento, que vai ocorrer entre 26 a 30 de agosto, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, inclui o simpósio temático Panorama da Pesquisa sobre Violão no Brasil, aberto a pesquisas de qualquer área da música relacionadas ao instrumento. As inscrições estão abertas até 1º de abril para pesquisadores, professores, alunos e profissionais de música.
NIG

Tags